Golpes mais comuns em Portugal: entenda quais são e como se proteger
Embora Portugal esteja entre os países com os melhores índices de segurança e mais baixas taxas de criminalidade do mundo segundo o Índice Global da Paz, existem aspectos aos quais você deve ficar atento, como conhecer os golpes mais comuns em Portugal.
Lista dos golpes mais comuns em Portugal
Confira abaixo a lista dos golpes mais aplicados em Portugal e entenda como se proteger. Você pode já ter se deparado com algum deles!
Falsa oferta de trabalho
Começamos nossa lista com o golpe que pode trazer o maior impacto, principalmente na vida dos imigrantes que esperam por uma oferta de trabalho para viabilizar sua mudança para Portugal. Ofertas de trabalho falsas em Portugal podem estar divulgadas em redes sociais, por e-mail, por meio de indicações de amigos ou até mesmo em sites de procura de emprego, aparentemente reais.
Existem algumas formas de identificar falsas ofertas de emprego, como por exemplo, vagas urgentes que demandam uma resposta imediata, ofertas sem requisitos básicos ou com benefícios demasiado atrativos ou com promessa de contratação garantida. Além disso, vagas que demandam dados confidenciais, como dados de conta bancária, ou que exigem pagamento prévio devem ser ignoradas.
Ao procurar por emprego, adote medidas de segurança como ater-se à busca apenas em sites conhecidos ou da própria empresa empregadora, que devem sempre começar com https://, que indica a adoção de um protocolo de segurança de dados, ou agências físicas com histórico de integridade. Procure informações sobre a empresa em questão nas redes sociais e, se possível, peça a opinião de quem já trabalha nela.
Caso você identifique uma oferta de trabalho fraudulenta ou, na pior das hipóteses, seja vítima de uma, deve ser feita uma denúncia às autoridades por meio do Sistema de Queixa Eletrónica ou contatar diretamente a GNR, a PSP ou o Ministério Público de Portugal.
Golpe do arrendamento (ou aluguel) falso
Seguimos a lista com outro golpe aplicado em Portugal muito comum: os imóveis falsos. Se você já começou a buscar sua nova morada em Portugal, deve ter percebido que a oferta é baixa para a quantidade de pessoas procurando por um imóvel e que os imóveis são ocupados rapidamente. Portanto, a dica inicial para evitar o golpe do imóvel falso é: se você encontrou a casa perfeita, a um preço justo e bem localizada, desconfie.
Outros aspectos que são comumente observados neste tipo de golpe são a típica história de que o proprietário está em outro país (ou na Ilha da Madeira, por exemplo) e que não há ninguém para mostrar o imóvel no momento, mas que mediante pagamento prévio ele entregará as chaves assim que vier ao país. Geralmente não compartilham telefone, somente e-mail ou uma rede social e, acredite, muitos imigrantes caem nesse golpe e após depositarem o valor exigido, nunca mais veem o dinheiro ou o imóvel.
Para evitar ser mais uma vítima, sempre visite os imóveis previamente, analise se as condições reais são as mesmas apresentadas nas imagens e garanta que o proprietário firmará com você um contrato devidamente registrado no órgão das Finanças. Você deve saber também que pagar para visitar um imóvel não é comum e também deve ser motivo de desconfiança.
Falsos prestadores de serviço e falsas consultorias
A lista de falsos prestadores de serviço pode ser imensa e aumenta a cada dia o número de vítimas que procuram por ajuda com serviços como aluguel de imóveis, emissão de documentos e vistos, abertura de empresa, procura de emprego e mais. Este golpe ainda tem outras implicações, como quando um golpista se passa por advogado de imigração, por exemplo, e ao ser contestado, ameaça a estadia da vítima no país, que muitas vezes está em situação irregular e que cede às tentativas do criminoso por não conhecer a lei.
Se você deseja contratar um prestador de serviço, as dicas se assemelham às citadas na procura por emprego: busque informações sobre a empresa na internet, busque depoimentos de clientes, desconfie de valores e serviços muito fora do normal e, se identificar uma tentativa de golpe – ou burla, como se diz em Portugal, denuncie.
Golpe da OLX e Facebook
Assim como no Brasil, as vendas online são um forte mercado em Portugal, utilizando sites como OLX ou o Facebook Market Place. Neste caso, o crime consiste em que ao anunciar seus produtos à venda, perfis supostamente interessados enviam falsos comprovantes de pagamento e alegam, por exemplo, que o valor só cairá na sua conta em alguns dias, mas que precisam do produto imediatamente.
Outra situação comum é receber uma ligação do golpista pedindo que você gere um código no aplicativo da instituição financeira e envie para ele para que o pagamento possa ser efetuado. Dessa forma, o criminoso consegue acesso à sua conta e pode, inclusive, fazer transferências bancárias e saques. A melhor forma de evitar este golpe é combinar a entrega dos produtos em locais públicos e receber em dinheiro, sempre conferindo também a veracidade das notas. Também evite inserir seu número de telefone nos anúncios e trate diretamente pelo chat dos sites.
Produtos de outras pessoas nas suas compras
Nesta modalidade de golpe, não tão onerosa, mas igualmente revoltante, uma pessoa próxima a você na fila do caixa do supermercado insere um produto junto às suas compras e fica te acompanhando até que aquele produto seja passado no caixa. Após isso, a pessoa pega o item e sai caminhando do mercado, deixando que você pague pelo produto que ela levou. Tudo de forma muito sutil.
Dinheiro por uma boa causa
Essa é muito comum em toda a Europa: ao caminhar na rua, principalmente em lugares mais movimentados, uma ou duas pessoas te abordam para pedir que você assine um abaixo-assinado, compre uma lembrancinha, ou item que prenderam a você, como uma fitinha no pulso, pedindo, e muitas vezes exigindo, um pagamento. Na realidade, normalmente não existe uma causa por trás e o dinheiro vai para o bolso do golpista.
Venda de celular na rua
Você está andando calmamente pelas ruas da cidade quando de repente alguém te aborda com uma oportunidade que você não pode perder: um celular novinho, muito abaixo do preço, que só está sendo vendido porque foi um presente, porque a família precisa do dinheiro ou algo semelhante. O plot twist é que quando você entrega o dinheiro, você fica com um aparelho falso ou uma caixa cheia de pedras.
Cobranças dos táxis
Ouso dizer que, a não ser em situações adversas, você sempre deveria optar por usar transportes de aplicativos que te permitam acompanhar e compartilhar a rota e controlar o valor. No entanto, se precisar utilizar um táxi, saiba que é comum que ao identificar que você não é local, os motoristas optem por caminhos mais longos para aumentar o valor do serviço. Também acontece de insistirem para que você coloque qualquer um dos seus bens no porta-malas para que ao fim da viagem você seja obrigado a pagar uma taxa extra por ter usado o compartimento do carro.
Representantes comerciais à domicílio ou por telefone
Não é porque você está em Portugal que você deveria abrir a porta da sua casa para qualquer pessoa e, muito menos, compartilhar informações com ela. Existem diversos falsos representantes de empresas conhecidas que pedem informações sobre suas faturas, seu consumo, tempo de contrato e outros dados que representantes reais já possuiriam para que depois possam te oferecer serviços de outros prestadores.
Concursos ou vagas por SMS
Recebeu um SMS sobre ter sido selecionado para uma vaga de emprego? Ou foi convidado a participar de um sorteio, concurso de perguntas ou algo parecido? Aqui a regra é: se você não solicitou contato, não clique em links, não responda mensagens e, em hipótese alguma passe seus dados bancários ou informações pessoais.
Batedores de carteira
Bem que a gente gostaria de te dizer que aqui você não vai precisar se preocupar com seus com sua bolsa ou mochila, mas infelizmente não podemos. Embora assaltos aqui não sejam comuns quando comparado com nosso país, denúncias de furto são recorrentes, principalmente em transportes públicos ou pontos turísticos. Pode acontecer de forma silenciosa ou com uma pessoa distraindo sua atenção, como oferecendo para tirar uma foto, enquanto outra pega seus pertences.
Se você tem planos de morar em Portugal, prepare-se para as boas mudanças, mas também esteja atento para não cair em ciladas. Anote essas dicas e evite as dores de cabeça no seu tempo em Portugal!